quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dois dos maiores nomes da defesa da fé e do ateísmo tem seus argumentos confrontados em série especial.

A PBS (Public Broadcasting Service), lançou uma série dividida em quatro partes, relatando de forma um tanto quanto clara,  assuntos que preocupam e rodeiam a mente das pessoas. Este foi baseado no popular curso de Harvard ministrado pelo Dr. Armand Nicholi, autor do livro “Deus em Questão”.
No livro de “Deus em Questão de Armand M. Nicholi, Jr.”, os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud são postos lado a lado. Ambos refletiram cuidadosamente sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, e o sentido último da vida e da morte. Segundo o autor, depois de ler ao debate, podemos tomar os nossos lugares do lado que quisermos, num dos confrontos mais profundos da história.
Na série são abordados assuntos como o questionamento do que é a felicidade, como encontramos o sentido e o propósito de viver, entre outros, todos julgando a opinião de Sigmund Freud (crítico de longa data da crença religiosa) e C.S. Lewis (crítico literário e talvez o mais influente e popular defensor da fé baseada na razão).
Segundo o Dr. Nicholi, “Freud e Lewis representam nossas partes conflitantes. Um lado de nós anseia por uma relação como fonte de toda a alegria, esperança e felicidade, tal como descrito por Lewis, mas há outro que ergue o punho desafiador e diz como Freud: ‘Não vou me entregar’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário