segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Presépio com favela e Hugo Chaves causa polêmica na Venezuela

A presença de um boneco de Hugo Chaves junto à manjedoura em um presépio em Caracas, capital da Venezuela, está dividindo as opiniões no país. Hugo Cháves apareceu no meio do presépio, junto com representações de pastores e sábios na manjedoura, prestando sua homenagem a Jesus recém-nascido.
Segundo a Folha.com a cena do presépio mostrando o presidente socialista em frente à manjedoura transformada em berço provocou polêmica no país politicamente polarizado.
“Não tem nada a ver com a Natividade real, com a religião. Não gosto disso”, disse Arnaldo Amundaray, que passava pelo local, criticando as referencias políticas presentes na maquete.
Além da imagem de Chaves, o presépio traz também imagens que exaltam as politicas mais populares do presidente ao longo dos seus 13 anos à frente do governo venezuelano. Como as clínicas de Barrio Adentro, um dos projetos sociais que são bandeiras do governo. A réplica de uma favela completa a cena.
Partidários de Chaves também se manifestaram sobre o assunto: “A intenção é mostrar todos os feitos da revolução porque a mídia silencia sobre as coisas boas que o presidente Chávez tem feito”, disse Maria Alejandra Mijares, funcionária do Ministério da Mulher que ajudou a erguer a cena do presépio.
Outra funcionária do Ministério da Mulher, Yasmina Ereu afirmou que “como o cristianismo, a revolução fala de amor” e disse, sobre as críticas ao presépio, que “algumas pessoas estão fascinadas. Outras não gostam. Mas este é um país democrático, todo mundo pode dar sua opinião.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário