quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

biografia de Augustus Nicodemus Lopes


Augustus Nicodemus Lopes é pastor presbiteriano, teólogo calvinista e escritor natural da Paraíba. É casado com Minka Schalkwijk e tem quatro filhos: Hendrika, Samuel, David e Anna. É considerado um dos grandes teólogos brasileiros de linha conservadora.

Em sua avaliação de natureza neo-puritana, argumenta que a infalibilidade das escrituras dá-se apenas nos originais, e acredita no fim da revelação divina através de dons espirituais como profecia, bem como não acredita na manifestação de línguas estranhas como sinal de atuação do Espírito Santo para os dias modernos.

Por esse motivo, é considerado por escritores pentecostais como cessacionista e elitista em sua interpretação das Escrituras.

Sua obra aborda as questões exegéticas, teológicas e práticas a partir de uma perspectiva reformada e calvinista. Sua linha de interpretação segue o método gramático-histórico em oposição ao método histórico-crítico de interpretação, que tem como pressuposto a falibilidade das Escrituras.

Além de questões exegéticas e teológicas, Augustus Nicodemus aborda questões práticas como família, missões, santificação e plenitude do Espírito, culto, guerra espiritual.


Formação teológica e ministerial

--------------------------------------------------------------------------------

É formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, de Recife, mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul), doutor em Interpretação Bíblica pelo Seminário Teológico de Westminster (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda). Foi professor e diretor do Seminário Presbiteriano do Norte (1985-1991), professor de exegese do Seminário José Manuel da Conceição (JMC) em São Paulo, professor de Novo Testamento do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (1995-2001), pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife (1989-1991) e pastor da Igreja Evangélica Suíça de São Paulo (1995-2001).

Atualmente é chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário