terça-feira, 22 de março de 2011

(Estudo) mandamentos- um corrimão para vida deuteronômio 5.1-22


Os mandamentos fazem parte da história da libertação de um povo. Um povo escravo , Israel, ganha a liberdade para tomar sua vida e sua historia nas mãos. E os mandamentos são , por assim dizer ,um corrimão para que o povo liberto possa viver nesta liberdade.
É bobagem pensar que se pode viver livre sem qualquer diretriz ou regulamento orientadores. “Peguemos um exemplo :’’ não mate”. Muitas das pessoas terão na memória a outra formulação : “”não matarás “”. Este mandamento nada mais quer do que proteger a vida. Eu não devo matar e o outro também não deve me matar. Martim Lutero , em sua explicação dos mandamentos, lembra que não se trata apenas de não matar o semelhante, mas , sim de ajudar para que ele também possa viver dignamente.
Ah, e tem aquele outro mandamento tremendamente atual:”” não dê testemunho falso contra ninguém “”. A palavra popular para falso testemunho é “”fofoca””. Falso testemunho pode acontecer diante de um tribunal, mas ele acontece muito mais no dia-a-dia , através da fofoca, daquilo que se inventa sobre o outro. Ela prejudica o outro , mas também , o fofoqueiro ! A receita de Jesus para uma boa convivência é simples:”” que o sim de vocês seja sim, e o não , não (Mateus 5.37). Assim , um protege o outro em vez de destruí-lo.
Cristo nos liberto para que sejamos realmente livre(gálatas 5.1).livre para o outro e com o outro. O corrimão dos mandamentos mostra-nos os rumos na convivência e a partilha da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário