terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bíblia ilustrada com Lego causa polêmica por conteúdo realista e tem vendas suspensas

Um livro que retrata passagens bíblicas com imagens de bonecos Lego desencadeou um sério debate entre consumidores da rede de lojas Sam’s Club, do grupo Walmart.
The Brick Bible (A Bíblia em tijolos) é um livro que surgiu a partir de uma ideia de Brendan Powell Smith, que entende que não existem livros ilustrados que traduzam os escritos bíblicos com fidelidade. “Fiquei convencido de que mesmo que a Bíblia sendo o livro mais vendido de todos os tempos, e para muitos, o melhor guia moral da humanidade, a imensa maioria das pessoas nunca realmente se preocupou em ler! Desde o início, meu objetivo era criar uma Bíblia ilustrada que fosse diferente de todas as outras. Não apenas porque foi ilustrado com Lego, mas por usar apenas citações diretas da Escritura, visando recontar as histórias exatamente como estão na Bíblia. Eu não tentei diluir a histórias ou censurar o seu conteúdo”, afirma o autor.
Uma reclamação na página da rede de lojas no Facebook, gerou um rebuliço e entre os consumidores e fez com que a empresa retirasse o produto das prateleiras. Na visão dos consumidores que reclamaram, o livro traz cenas de violência e sexo, o que seria impróprio para crianças.
A nota divulgada pelo porta-voz da empresa afirma que a decisão, por enquanto, é temporária. “O Sam’s Club recebeu numerosas reclamações de nossos consumidores. São pais preocupados com o conteúdo adulto apresentado em um livro infantil. Tomamos uma decisão administrativa de suspender as vendas”, comunica a nota, enviada ao The Christian Post.
Porém, o autor do livro convocou os leitores que acreditam que no livro não há nada impróprio, a manifestarem-se na página da rede de lojas, pedindo a volta do produto. Sobre isso, a empresa afirmou que está levando todas as opiniões que consideração.
A Editora do livro, Skyhorse, concordou em remover ilustrações que sejam consideradas impróprias, segundo Smith, apesar de haverem na Bíblia, relatos com conteúdo violento e de teor sexual.
Smith contou que o projeto começou em 2001, e nesse período, ilustrou mais de 400 passagens bíblicas utilizando as peças do brinquedo Lego, conhecido mundialmente. A série de livros contem quatro volumes, que trazem relatos do antigo e do novo testamento.
Segundo o autor, após ler a Bíblia toda, ele teve um estalo: “Foi uma experiência que me abriu os olhos. Mesmo depois de anos indo aos cultos e à escola dominical, não me considerava preparado em relação ao que tinha lido. A partir dessa conclusão, entendi que seria uma coisa boa se eu pudesse recontar as histórias da Bíblia de uma maneira divertida e envolvente, sendo totalmente fiel às Escrituras”

Nenhum comentário:

Postar um comentário