quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Arqueólogo encontra primeira igreja evangélica da América, onde teria se casado Pocahontas

A princesa indígena Pocahontas, que foi popularizada pelo filme da Disney, ganhou destaque novamente com a descoberta das fundações de uma antiga igreja, fundada no início do século 17, na região de Jamestown. O arqueólogo William Kelso, chefe da equipe, afirmou que “esta foi a primeira igreja protestante, das dezenas de milhares que existem atualmente nos Estados Unidos”.
Segundo informações da AFP, Pocahontas teria se casado com um colono inglês no local, em 1614. O casamento, que na verdade era uma aliança política, fez com que os índios aceitassem a chegada dos ingleses e não promovessem mais guerras pelo território. “Aqui, em abril de 1614, casou-se, com um colono inglês, a princesa indígena Pocahontas, filha predileta do chefe Powhatan. Com o casamento, os indígenas se retiraram e não houve mais lutas”, relatou Kelso.
O local, recém descoberto, foi escavado de forma bastante cuidadosa, e revelou as fundações com dois metros de profundidade que baseavam os pilares da igreja. As medidas das fundações, assim como das dimensões do templo batem com as anotações encontradas em documentos do secretário da colônia. “Estou convencido porque corresponde ao tamanho correto”, explicou o arqueólogo.
Historiadores afirmam que na mesma época, duas outras igrejas protestantes foram construídas, porém não sobraram resquícios. Da mesma época, foram encontrados fragmentos de uma antiga igreja católica na Flórida. “A religião desempenhou um papel importante na comunidade”, afirmou Kelso, que constatou que para a edificação da igreja, houve um esforço gigantesco: “Os colonos trabalharam muito na construção desta grande igreja, e chegou a ser muito importante para a colônia”.
Foram encontrados quatro túmulos junto às fundações da igreja, e os arqueólogos atribuem esses túmulos aos quatro membros mais importantes da colônia: um cavaleiro, dois capitães e o Reverendo Robert Hunt, o primeiro religioso a desembarcar nas terras da então colônia.
A princesa indígena Pocahontas, casou-se com John Rolfe, e morreu na Inglaterra com 21 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário