sábado, 21 de janeiro de 2012

Igreja ortodoxa celebra o “Batismo do Senhor” com mergulhos em águas geladas

A Igreja Ortodoxa Russa celebrou o dia 19 de janeiro a tradicional festa chamada Batismo do Senhor. Durante a celebração, também chamada de Santa Teofania ou Dia da Epifania, os russos seguem tradição de mergulhar em águas geladas, para tal mergulham em tanques ou lagos que, quando congelados, tem a superfície de gelo cortada em formato de cruz.
A igreja preparou em Moscou e nas imediações da cidade dezenas de tanques e de batistérios improvisados e, junto a cada buraco, cabines aquecidas foram armadas para a troca de roupa. Na Praça da Revolução, no centro de Moscou, foi montada uma grande pia de madeira para o ritual.
As cerimônias, que incluíram missas e rituais de benção da água, reuniram mais de 90 mil pessoas em todo o país.
Essa época do ano é de muito frio da Rússia mas, apesar disso, acredita-se que seja impossível adoecer depois de mergulhar em águas geladas no Dia da Epifania.
“O mais importante é comungar e partilhar a alegria desse dia com seus familiares e entes queridos” afirmou à Gazeta Russa o padre Gueórgui Róchin, vice-diretor do departamento de relações entre a Igreja e a sociedade do Patriarcado de Moscou, explicando que as leis ortodoxas não obrigam que todos os fiéis cumpram o ritual.
“Beber todos os dias um pouco de água benta em jejum ajuda a fortalecer forças espirituais e a curar o corpo e a alma”, afirma Róchin. Segundo a tradição a água abençoada nesse dia mantém suas características inalteradas durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário