quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Twitter e Facebook ganham a benção do papa Bento XVI: As redes sociais ajudam a encontrarem respostas às dúvidas mais profundas

A Igreja Católica promoveu um debate sobre as comunicações em massa durante o qual o papa Bento XVI “abençoou” os meios de comunicação digital. Durante a apresentação do tema do
“Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012” o pontífice afirmou que serviços como o Twitter e o Facebook podem ajudar fieis a encontrarem respostas para algumas de suas dúvidas mais profundas. Porém ele ressaltou que o uso dessas ferramentas deve ser intercalado com períodos de silêncio e reflexão.
Segundo o The Guardian o líder da Igreja Católica afirmou que “grande parte da dinâmica atual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações e respostas”.
Bento VXI falou ainda do uso das redes sociais afirmando: “Devemos olhar com interesse para as várias formas de sites, aplicações e redes sociais (…) que na sua essencialidade, contém breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo, como na bíblia – que podem exprimir pensamentos profundos”. O papa ressaltou, porém, a importância dos períodos de silêncio na busca da humanidade pela iluminação.
“Em nossos dias, a rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem se vê bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos”, concluiu o papa, que já tinha demonstrado seu apreço pela tecnologia ao utilizar um tablet para acender as luzes de uma árvore de Natal no final do último ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário