sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Filme britânico que mostra Jesus sendo seduzido na cruz, banido há 23 anos por blasfêmia, é agora liberado

“Visions of Ecstasy” é um curta metragem britânico produzido pelo diretor Nigel Wingrose em 1989. O filme, que contém cenas de Jesus sendo seduzido na cruz, foi banido há 23 anos, e agora recebeu autorização do governo para ser distribuído legalmente.
A nota divulgada na terça-feira pela Comissão Britânica de Classificação Cinematográfica (BBFC), quando liberou o filme, explicou que “o curta-metragem de 19 minutos, dirigido por Nigel Wingrove, contém uma sequência em que uma personagem representando santa Teresa d’Ávila ‘interage sexualmente’ com uma figura de Jesus crucificado”.
O filme foi único a ser proibido no Reino Unido sob a alegação de blasfêmia, e agora foi liberado pela BBFC para maiores de 18 anos. Desde que foi cesurado em 1989 o filme se tornou uma causa célebre para os ativistas da liberdade de expressão.
De acordo com a agência Reuters um porta voz da comissão disse que, apesar de esse ser o único filme proibido por blasfêmia, vários outros sofreram cortes que eliminaram cenas ofensivas.
Uma reforma nas leis britânicas em 2008 aboliu os crimes de blasfêmia, que foram a base para a proibição do filme. Com essa mudança na legislação do país, a BBFC liberou o filme, mas observou que, mesmo liberado, “o conteúdo do filme pode ser profundamente ofensivo para alguns espectadores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário