quarta-feira, 28 de março de 2012

Médicos afirmam que recuperação de jogador que ficou morto por mais de uma hora foi “milagre”

O jogador de futebol Fabrice Muamba, do time inglês Bolton, sofreu uma parada cardíaca durante uma partida contra o Tottenham, válida pelo campeonato inglês, no último dia 17/03. Os médicos disseram que o jogador ficou morto por mais de uma hora e que sua recuperação é um “milagre”.
Muamba, nascido no Congo, tem 23 anos, é cristão e disputa a Premier League, campeonato de futebol da primeira divisão da Inglaterra. Os médicos disseram que todas as tentativas para trazer reaniar Muamba foram feitas, mas ele não respondia: “Nós contamos: foram 48 minutos dentro de campo e indo para o hospital e mais 30 por lá (tentando reanimá-lo). Nesses 78 minutos, ele estava efetivamente morto. Temíamos pelo pior e não achamos que ele poderia se recuperar dessa forma. Se eu fosse usar o termo ‘milagre’ em qualquer situação seria em algo assim”, conta o médico do clube, Jonathan Tobin.
Segundo ele, a recuperação de Muamba foi assombrosa, pois o desfibrilador foi usado dezesseis vezes durante a prestação de socorro ao jogador: “Usamos o desfibrilador duas vezes no campo, uma vez no túnel que separa o gramado dos vestiários e 13 vezes na ambulância. Foi um milagre”, repete o médico, que foi ajudado pelo doutor responsável pelo atendimento aos jogadores do Tottenham, Shabaaz Mughal, que reafirmou o desespero pelo qual passaram: “ele pareceu respirar por umas duas vezes, e depois não respondeu mais”.
A repercussão do fato mobilizou milhões de pessoas em todo o mundo, que através do Twitter, promoveram uma campanha de oração pelo jogador, colocando a hashtag #pray4muamba (ore por Muamba) entre os assuntos mais comentados do microblog em todo o mundo. Diversos jogadores de times de toda a parte do mundo usaram camisetas com a mesma frase, manifestando apoio a Muamba. A noiva do jogador publicou no Twitter um pedido para que as pessoas continuassem intercedendo pela vida de Fabrice Muamba: “Deus está no controle. Por favor, continuem orando por @fmuamba”.
O time do jogador destacou o gerente de futebol para manifestar a gratidão da família de Muamba pelo apoio recebido: “Eles são muito gratos pelas mensagens de apoio e as orações de todos”, afirmou Owen Coyle.
Os médicos divulgaram relatório parcial do caso, e afirmaram que o jogador levou aproximadamente duas horas para voltar a respirar, e ressaltaram que a compreensão dos motivos que levaram à parada cardíaca é complicada, de acordo com informações do Gprime.  Um dos médicos que atendeu Muamba no hospital afirmou que quando ele estava consciente novamente, conversou com o jogador: “Duas horas depois, sussurrei ao seu ouvido: ‘qual seu nome?’ E ele disse ‘Fabrice Muamba’. Eu falei: ‘ouvi dizer que você é um ótimo jogador’, e ele: ‘eu tento’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário