terça-feira, 24 de abril de 2012

Blogueiro critica teologia racional e afirma que “falta tesão” na mensagem das igrejas evangélicas. Leia na íntegra

As diferentes linhas teológicas adotadas pelas igrejas evangélicas brasileiras foi definida como “apática, sem vida” pelo blogueiro Isaac Palma.
No artigo “Por uma espiritualidade cheia de tesão”, Palma traça um paralelo entre as definições populares de prazer no sexo com a espiritualidade da “maioria das igrejas”, e afirma que o evangelho pregado atualmente é “brochante”, e sugere: “A mensagem de Deus deve ser escrita com Sangue”.
Ousado, Isaac Palma, entende que “falta ‘sangue no zoio’”, pois o discurso evangélico, segundo ele, é reducionista: “Racionalizamos Deus e colocamos ele em uma caixinha minúscula chamada cristianismo”.
Isaac Palma afirma que “falta tesão e sobra razão” e condena as convicções que tornaram o culto apático: “Que possamos dar espaço para o Espírito Santo nos encher de indignação, dessa inspiração, que no Espírito Santo possamos constantemente sermos incompletos, porque é só na incompletude que podemos avançar. Ai daqueles que graças as suas certezas paralisam o seu caminhar”.
Confira abaixo a íntegra do artigo de Isaac Palma, escrito para o site “Ide por toda web”:
A espiritualidade que se prega na maioria das igrejas é brochante. É morta, apática, sem vida. Os discursos teológicos são extremamente racionais, nós conseguimos o impensável, racionalizamos Deus e colocamos ele em uma caixinha minúscula chamada cristianismo. Algo tem me incomodado, em conversas com amigos e diante de tudo o que tenho visto, no cristianismo evangélico brasileiro, falta “sangue no zoio”, falta Tesão.
Onde está o brilho nos olhos? Onde está aquele sentimento que nos invade de tal forma que parece nos possuir?
Chega da espiritualidade da letra, que nos paralisa em certezas, eu quero uma que sinta dor, que sangre a dor do mundo. Precisamos de uma espiritualidade que nos arrebate os sentidos. Falta tesão e sobra razão. Bem mais do que a mente pode conceber precisamos de algo que ressuscite nossos corpos, nossos sentidos. Temos que sensualizar nossa espiritualidade. Na nossa fala tem que transparecer a volúpia, o desejo. É preciso encarnar mais do que proclamar.
Que possamos dar espaço para o Espírito Santo nos encher de indignação, dessa inspiração, que no Espirito Santo possamos constantemente sermos incompletos, porque é só na incompletude que podemos avançar. Ai daqueles que graças as suas certezas paralisam o seu caminhar.
Que o Espirito Santo nos encha do Tesão de Deus. Precisamos de uma espiritualidade que penetre nas injustiças
desse mundo, goze esperança e fecunde vida.
A mensagem de Deus deve ser escrita com Sangue.
Muito além da nossa apatia, é preciso gritar por justiça. Que as noites de sono perdidas sejam pra lembrar dos que não tem onde dormir, que as vezes que perdemos a fome seja para lembrar dos que não tem o que comer.
Que não fiquemos na caridade, mas que possamos gritar:
JUSTIÇA.
Que busquemos bem mais do que apaziguar nossas consciências, que possamos de fato dar a luz a um mundo novo.
Estamos grávidos de uma nova humanidade. Deus ressuscite nossos corpos para sentirmos as dores de parto!
Não me conforte Deus, eu não preciso de segurança. Preciso dessa inquietude do seu Espirito, que me impele a agir com Amor, a abraçar aqueles que ninguém quer abraçar.
Deus me de esse Tesão, não deixe formular teorias filosóficas que não me levarão a lugar algum, que eu possa agonizar as dores do mundo e delas ver nascer o novo.
Que assim sejamos, que não nos confortemos nem nos conformemos nesse mundo. Que possamos parir esse novo mundo por ai. Cheios desse tesão que possamos fazer nascer em todos o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário