Na Nova Zelândia, uma igreja espalhou pelas ruas da cidade de Napier
vários outoors com a frase, “Jesus Cura o Câncer – Conheça uma igreja
diferente”, os anúncios foram proibidos pelo Advertising Standards
Authority, que é o órgão regulador do país, após a denúncia da mãe de um
garoto com câncer, que considerou o outdoor uma propaganda enganosa.
“Sendo mãe de um menino de três anos que passou os últimos 18 meses
lutando contra a leucemia, achei o cartaz ofensivo e perturbador. Ele
não demonstra nenhuma compaixão e compreensão aos que enfrentam um
câncer ou perderam entes queridos para essa doença”, citou Coldin, a
mulher que fez a denúncia.
Ela ainda disse que o anúncio instiga falsas esperanças, podendo
atrair pessoas vulneráveis, “Eu ficaria mais feliz se o outdoor dissesse
‘Jesus cura’, algo que poderia ser interpretado como cura espiritual ou
emocional, o que eu acredito estar mais de acordo com o que a igreja
pode oferecer”, disse a autora da denúncia.
Os responsáveis pelo anúncio explicaram que jamais tiveram intenção
de ofender alguém. Eles retiraram o outdoor e substituíram por outra
frase, um versículo bíblico, dizendo “Jesus cura todas as enfermidades e
doenças – Mateus 4:23”.
Outro representante da igreja afirma que creem nos relatos bíblicos
sobre as curas que isto já aconteceu com membros da igreja, “nossa
crença é justificada pelo fato de que seis pessoas de nossa congregação
testemunharam que Jesus as curou do câncer”. Mas, na análise da
Advertising Standards Authority, o outdoor violou o código de ética da
publicidade, por ser uma declaração contundente de algo que é apenas a
crença específica daquela igreja.
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