Um estudo feito nos Estados Unidos fez uma análise sobre o
comportamento dos usuários do Twitter. Para identificar as diferenças
culturais e de ideologia das pessoas presentes na rede social, o estudo
comparou a presença das palavras “cerveja” e “igreja” nos textos
publicados no site.
Publicado no Floatingsheep.org, o estudo mostrou que “igreja” é um assunto muito mais recorrente no Twitter do que “cerveja”.
- Estamos fazendo isso durante algum tempo, e temos um conjunto de
palavras que realmente demonstram as diferenças regionais – afirmou
Zook. A decisão de selecionar especificamente estas palavras é porque os
pesquisadores acreditam que religião e bebida alcoólica mostram uma
diferença clara entre estilos de vida diferentes.
Os pesquisadores mostraram ainda as diferenças nos volumes de
publicação das duas palavras de acordo com as regiões do país, e mostrou
que tuites sobre Igreja são mais comum no sudeste dos Estados Unidos,
enquanto tuites sobre cerveja são maioria no nordeste.
O relatório do estudo aponta que San Francisco foi a cidade que mais
mencionou “cerveja” em seus tuites (191 vezes contra apenas 46 para a
‘igreja’). No extremo oposto está Dallas, que é o local com mais tuites
com identificadores geográficos contendo o termo “igreja”, com 178
menções contra apenas 83 sobre “cerveja”.
De acordo com os pesquisadores, a presença das palavras pode ser
usada como um bom parâmetro para medir o comportamento nas diversas
regiões do país.
- Lugares com um elevado número de tuites sobre igreja revelam
padrões de comportamento similares as e… municípios com tuites sobre
cerveja seguem a mesma lógica – explicam.
O estudo teve como base apenas uma pequena porcentagem das
publicações feitas na rede social, visto que utilizou apenas aquelas
marcadas com coordenadas GPS, representam entre 1% e 3% dos tuites. De
acordo com o site Religion News a amostragem indica que falar sobre o
que se crê é mais comum no Twitter do que comentar sobre o que se bebe.
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