sábado, 28 de julho de 2012

Rede cristã de restaurantes é alvo de boicotes da comunidade gay por não ser a favor do casamento gay

Uma rede de lanchonetes norte-americana chamada Chick-fil-A, está sofrendo com boicotes por ter se manifestado contra o casamento gay. A cadeia de lanchonetes, fundada em 1967 na Geórgia e hoje com 1.600 lojas, é alvo de boicote e acusações de homofobia após seu dono admitir que a empresa contribui com campanhas contra o casamento gay.
Segundo o site de militância gay Mix Brasil, a empresa fez doações para as campanhas no início do ano, mas o assunto só se tornou polêmica recentemente, depois que Dan Cathy, presidente da empresa, afirmou que a empresa segue os “princípios bíblicos” de família, ao justificar as doações.
- Apoiamos muito a família — a definição bíblica de unidade da família. Somos uma empresa possuída por uma família, dirigida por uma família e todos nós permanecemos casados às nossas primeiras esposas. Damos graças a Deus por isso – afirmou Cathy, segundo o ativista pró-família Julio Severo.
Uma das consequências do boicote foi o rompimento do contrato de parceria da empresa Jim Henson, dona dos fantoches internacionalmente conhecidos do Muppet Show, com Chick-fil-A para promover os brinquedos infantis de seus personagens.
- A empresa Jim Henson vem celebrando e adotando a diversidade e a inclusividade por mais de 50 anos e notificamos Chick-Fil-A de que não desejamos mais fazer com eles nenhuma parceria em campanhas futuras – disse uma declaração da empresa, dirigida por Lisa Henson, que é pessoalmente uma forte apoiadora do casamento gay.
A nota da empresa afirma ainda que todo o dinheiro recebido da Chick-Fil-A pela empresa será doado à GLAAD (organização de militância LGBT).
A rede sofreu também boicotes de líderes político, como o prefeito de Boston, Thomas Menino, prometeu vetar a abertura de uma filial na cidade. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, também entrou na campanha, declarando que realizará esforços para impedir a expansão da lanchonete na cidade.
As declarações do prefeito de Boston, cidade onde o casamento gay é legal, resultaram em duras críticas contra ele, que foi acusado de atentar contra a liberdade de expressão.
Universitários também aderiram ao boicote, promovendo uma petição online exigindo a saída de filiais da lanchonetes dos campi das Universidades de Illinois, Kansas, Indiana, Indianapolis, Wichita e Minnesota.
Na última quarta feira o ex-presidenciável republicano Rick Santorum saiu em defesa da rede de fast-food, conclamando seguidores a comer na lanchonete para afrontar o “boicote liberal”.
- Ajude-nos a lutar pelos valores familiares tradicionais e coma frango – afirmou Santorum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário