sábado, 4 de agosto de 2012

Manifestações contrárias ao casamento gay reúnem 600 mil pessoas em restaurantes de rede de fast food; Ativistas gays prometem “beijaço” como retaliação

O dia 01/08/2012 foi marcado nos Estados Unidos por uma manifestação pacífica de pessoas contrárias ao casamento gay. Aproximadamente 600 mil em todo o país se juntaram para comer lanches na rede de fast food Chick-Fil-A.
A iniciativa surgiu após o presidente da rede de fast food, Dan Cathy, se pronunciar contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O executivo se tornou alvo de protestos por parte de ativistas gays, que propuseram um boicote à Chick-Fil-A. Em contrapartida, o ex-presidenciável e pastor batista Mike Huckabee, do Partido Republicano, convidou as pessoas que discordavam do casamento gay para comer sanduíches na Chick-Fil-A.
A partir daí, diversos líderes passaram a apoiar a ideia, como o evangelista Billy Graham. A postura de Graham favorável ao protesto levou outros líderes a se posicionarem a respeito: “Quando eu vi Billy Graham se posicionar em apoio ao Chick-Fil-A, reforçando o projeto glorioso de Deus para o casamento, eu sabia que deveríamos tomar essa atitude também”, declarou um dos lideres da Casa Internacional de Oração, Lou Engle.
Filas se formaram nos restaurantes da rede, e o movimento se tornou alvo da mídia norte-americana, que saiu às ruas para entrevistar os manifestantes: “Eu acredito no que a Bíblia diz [a respeito do casamento]. Por isso eu vim aqui para apoiar Chick-fil-A e todo esse movimento”, afirmou Chauncy Campos, uma das clientes da rede.
O apoio ao movimento veio também de entidades que não estão ligadas à religião. O líder de uma ONG chamada Project 21, voltada à defesa dos direitos dos cidadãos negros, afirmou que seu apoio se deu pelo motivo de os ativistas gays se posicionarem contra tudo e contra todos: “Eu acho que os liberais estão errando em um ponto vital no seu ódio cego ao Chick-fil-A. Ser contra o casamento gay não é ser anti-gay”, afirmou Demetrios Minor, num comunicado envio à rede de TV Fox News.
Um pastor que aderiu ao movimento, Stphen Lenaghan, afirmou que o principal item do protesto estava na possibilidade de expressar pensamentos e ideias: “Eu acho que tudo se resume a uma questão de liberdade de expressão. Quero dizer, eu acredito nos valores tradicionais de casamento entre um homem e uma mulher”.
A empresa emitiu um comunicado em que atesta seu compromisso com os princípios bíblicos e sociais: Chick-fil-A é uma empresa familiar decidida a servir as comunidades onde atua. Desde que Cathy Truett fundou a empresa, começamos a aplicar princípios bíblicos para gerenciar o negócio. A cultura e a tradição dos restaurantes Chick-fil-A é tratar cada pessoa com dignidade, honra e respeito, independentemente da sua crença, raça ou orientação sexual. Vamos continuar esta tradição em nossos mais de 1.600 restaurantes. Olhando para a frente, nossa intenção é deixar o debate sobre o casamento homossexual nas mas do governo e da arena política”.
Beijaço Gay
Os ativistas gays preparam um movimento em retaliação ao protesto contrário ao casamento gay nos Estados Unidos. Entidades LGBT estão organizando manifestações em frente aos restaurantes da rede Chick-Fil-A, com um “beijaço gay” por parte dos ativistas, de acordo com informações do site Mix Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário