quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Medo de surto da gripe A muda a rotina de igrejas em cidade paulista

O número crescente de casos de gripe tipo A na cidade de Marília, em São Paulo, está mudando a rotina de igrejas na cidade. Apenas esse ano 13 casos da doença e uma morte relacionada a ela já foram registrados.
Nas igrejas católicas, a tradicional cerimônia da paz de Cristo foi suspensa nas missas. A Diocese orienta da Que cabe aos padres decidir se alteram o ritual para evitar o contágio da gripe A.
- Cada vez a gente procura fazer de uma forma: um aceno, uma lembrança dos que não estão mais aqui. A pessoa coloca no pensamento e reza por aqueles que gostaria de saudar, de dar a paz – informou o padre Rui Rodrigues, da paróquia de Nossa Senhora da Glória.
De acordo com o G1, o medo do contágio mudou também a rotina das igrejas evangélicas. Na entrada de uma igreja da cidade os fiéis têm à disposição álcool em gel para higienizar as mãos, e as janelas permanecem abertas mesmo nos dias mais frios para melhorar a ventilação. Durante a celebração, o pastor ressalta ainda a importância dos cuidados para evitar a doença.
- A orientação é para lavar as mãos, não compartilhar copos descartáveis, talheres em casa. Não só na igreja, mas na nossa vida no dia a dia – explicou o cooperador da igreja, Arlindo Olímpio.
Apesar dos casos tomados pelas igrejas, médicos e especialistas afirmam que não há motivos para alarde, e enfatizam que a cidade não está passando por um surto da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário