sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Presidente do Paquistão pede informações sobre caso da menina cristã que pode ser condenada à morte por blasfêmia

O caso da menina cristã paquistanesa que seria portadora da síndrome de Down, e teria rasgado páginas do Alcorão, ganhou um novo capítulo essa semana. Rimsha pode ser condenada à morte por blasfêmia, de acordo com a legislação do país.
O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari pediu explicações sobre o caso, enquanto a menina, que é analfabeta, aguarda em prisão provisória de 14 dias na cidade de Islamabad.
De acordo com informações da agência France Press, o presidente Zardari solicitou ao Ministério do Interior um relatório sobre o caso, que tem informações controversas divulgadas pela mídia do país.
O investigador de polícia Zabhiullah Abbasi declarou que a garota está em detenção provisória até o dia 25/08, enquanto as investigações são realizadas. Após esse prazo, ela deverá se apresentar a um tribunal, onde será acusada de blasfêmia.
Abbasi afirmou ainda que a garota, apesar de ser analfabeta, não possui problemas mentais e não tem a idade que foi noticiada: “A menina tem 16 anos e, de acordo com o relatório médico, ela é normal”, declarou o investigador.
A informação de que a jovem teria síndrome de Down foi divulgada por uma organização social chamada All Pakistan Minorities Alliance (APMA) que atua junto às minorias no Paquistão. O diretor da entidade, Tahir Naveed Chaudhry afirmou que a garota sofre de Trissomia 21, conhecida como síndrome de Down, e que ela teria entre 11 e 12 anos de idade.
Os cristãos moradores do bairro em que a menina vive com a família tiveram que abandonar suas casas temporariamente, para evitar conflitos com muçulmanos, devido à tensão no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário