quinta-feira, 6 de setembro de 2012

“Carrossel”: novela do SBT apresenta personagens que tentam converter menino ateu

A novela Carrossel, transmitida pelo SBT e voltada para o público infantil tem o texto escrito por Irís Abravanel, esposa do apresentador e proprietário da emissora, Sílvio Santos. Irís é evangélica e deu a um dos personagens características de um ateu.
Na trama, o menino Mário, interpretado por Gustavo Daneluz, afirma não acreditar em Deus por não poder vê-lo.
Em um dos capítulos da novela, o menino está isolado e angustiado, por ter perdido sua mãe, e questiona ao personagem Zelador Firmino o motivo das escolhas de Deus: “Mas se Ele é tão bom, porque é tão injusto”?. Como resposta, Mário ouve de Firmino que Deus “apenas tomou de volta a vida que Ele criou”.
Em outro episódio, o personagem Mário é alvo de questionamentos por parte dos demais colegas de sala, por ter dito que não crê em Deus. Um dos estudantes, Cirilo, fala à professora Suzana que Mário havia dito que não adianta rezar porque Deus não escutaria. Nesse instante, outro personagem, Jaime, reage e afirma que “todo mundo acredita em Deus” e revela uma certa impaciência: “Eu tenho vontade de te pegar no recreio e te fazer acreditar em Deus na marra”. Neste momento, o Zelador Firmino interrompe e afirma que é uma opção de Mário não crer em Deus.
De acordo com o jornalista Paulo Lopes, “a novela tem o mérito de mostrar o bullying a um estudante ateu, algo que ocorre com frequência no Brasil”.
Carrossel é uma refilmagem de uma novela argentina, chamada “Jacinta Pichimabuida: a professora que não se esquece”. Anteriormente a novela infantil já havia sido refilmada pelo próprio SBT em 1992 e 1993, e agora voltou à programação numa nova versão. A mesma novela já ganhou versões no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário