quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pastor Silas Malafaia orienta fiéis a cumprirem leis e quitarem impostos: “Sonegar é pecado”. Leia na íntegra

A obediência às leis e o cumprimento irrepreensível destas é algo que deve fazer parte da conduta cristã, e esse assunto foi abordado pelo pastor Silas Malafaia em um artigo escrito por ele em seu site.
Falando especificamente a respeito de sonegação de impostos e os chamados “gatos”, que são uma forma de usufruir de um serviço sem pagar por ele, o pastor disse que a motivação para esse tipo de conduta pode estar na questão financeira: “Boa parte da população, incluindo alguns cristãos, procura driblar a carga tributária para tentar garantir uma graninha extra no final do mês”.
Citando a Bíblia, o pastor foi bastante incisivo ao reprovar a sonegação ou apropriação indevida de serviços: “Contra essa prática ilegal, a Bíblia é bem enfática: Dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13.7”.
-O apóstolo Paulo ressaltou a importância da submissão às autoridades, desde que não tenhamos de abrir mão de nossas convicções religiosas – argumentou Silas Malafaia.
Segundo o pastor, “Jesus mostrou que o cristão tem duas cidadanias: a terrena e a celestial. Assim como a cidadania celestial implica obediência a Deus e compromisso com Ele, a cidadania terrena implica o pagamento pelos serviços e benefícios que recebemos”.
Finalizando seu texto, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo mencionou o Juízo Final como acerto de contas para os que não cumprem com suas obrigações: “Não é à toa que as Escrituras ensinam que, no dia do juízo, muita gente que se diz cristã será condenada com os infiéis e ímpios, porque não deu bom testemunho, apesar de ter frequentado igreja, curado enfermos, evangelizado e operado milagres. Eram apenas religiosos que viviam de aparência”.
Confira abaixo a íntegra do artigo “Cristão pode ter ‘gato de energia’ ou sonegar impostos?” do pastor Silas Malafaia:
Um problema que assusta o Brasil nos dias de hoje é a sonegação de impostos. Boa parte da população, incluindo alguns cristãos, procura driblar a carga tributária para tentar garantir uma graninha extra no final do mês.
Entre os casos mais comuns, podemos citar: a declaração no Imposto de Renda de um valor abaixo do compatível com o bem imóvel/móvel que possui; a ocultação de pequenos rendimentos ou serviços prestados, para não sofrerem a “mordida do leão”; o famoso “gato de energia”, “gato net” e “gato de água”, para pagar bem menos na conta de luz, na TV a cabo e na conta de água; a venda de produtos sem nota fiscal, para diminuir o pagamento de imposto; a adulteração de produtos, para baratear a produção e aumentar o rendimento.
Contra essa prática ilegal, a Bíblia é bem enfática: Dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13.7
Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus. Mateus 22.21
No primeiro texto, o apóstolo Paulo ressaltou a importância da submissão às autoridades, desde que não tenhamos de abrir mão de nossas convicções religiosas. No segundo, Jesus mostrou que o cristão tem duas cidadanias: a terrena e a celestial. Assim como a cidadania celestial implica obediência a Deus e compromisso com Ele, a cidadania terrena implica o pagamento pelos serviços e benefícios que recebemos. Logo, nós, evangélicos, não podemos fugir aos encargos tributários.
A fraude ou sonegação fiscal consiste em utilizar procedimentos que violem diretamente a lei fiscal ou o regulamento fiscal. Caracteriza-se pela ação do contribuinte de opor-se conscientemente à lei. Desta forma, sonegação é um ato voluntário e consciente, em que o contribuinte omite-se em relação ao imposto devido.
Como punição a esse ato ilícito, a lei prevê multa que varia de acordo com a infração. Dependendo do caso, a desonestidade pode ser qualificada como crime, incorrendo em pena de reclusão de dois a cinco anos para os sonegadores. Portanto, não há dúvidas de que o cristão que nega seu dever como cidadão de pagar os devidos impostos e serviços de que desfruta tem uma atitude reprovável à luz da Lei de Deus. Sonegar é pecado!
Não é à toa que as Escrituras ensinam que, no dia do juízo, muita gente que se diz cristã será condenada com os infiéis e ímpios, porque não deu bom testemunho, apesar de ter frequentado igreja, curado enfermos, evangelizado e operado milagres. Eram apenas religiosos que viviam de aparência.
Sugestões de Leitura: Mateus 7.18-23 ; Lucas 3.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário