quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A PRESENÇA DE JESUS FAZ O MELHOR ACONTECER capitulo 3 (silas malafaia)

CAPÍTULO 3
A PRESENÇA DE JESUS FAZ O MELHOR ACONTECER
Além de a presença de Jesus trazer paz, alegria e realização ao ser humano, ela também atrai milagres. Por quê? Porque Jesus é divino. Ele recebeu poder do Pai para perdoar pecados, curar enfermos, libertar os oprimidos e operar maravilhas a favor daqueles que nele crêem. Em outras palavras é isso que Lucas afirma em Atos 10.38, quando diz:
Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
Transformando água em vinho
Você já ouviu falar sobre o milagre realizado por Jesus nas bodas em Cana da Galileia, quando Ele transformou água em vinho?
Nessas bodas em Cana da Galileia, em plena festa, o vinho acabou. Porém, Jesus estava lá, compadeceu-se daquela família e realizou o Seu primeiro milagre, que, de acordo com o princípio da hermenêutica bíblica, assinalaria a marca da operação de Jesus: transformar tudo para melhor!
De acordo com o contexto da cultura judaica, o vinho sempre tinha de ser servido aos convidados durante as festas de casamento, pois era o símbolo da alegria e da bênção divina. A falta do mesmo significava vergonha total à família dos noivos.
Assim, se em plena comemoração de um aniversário ou em uma festa de casamento alguém dissesse que já não havia mais bebida, certamente, isso causaria muita decepção aos convidados e constrangimento aos organizadores! Mas Jesus estava presente naquela festa e interveio, não permitindo que isto acontecesse. Antes, Ele providenciou o melhor vinho!
Naquela época, durante as festas de casamento, os judeus costumavam servir primeiro o melhor vinho, e depois um vinho de qualidade inferior, quando todos os convidados já se encontravam satisfeitos.
Nas bodas em Cana da Galileia, Jesus surpreendeu até mesmo os mestres-salas, garantindo o melhor vinho para o final. É o que lemos em João 2.9,10:
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que sabiam os empregados que tinham tirado a anua), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
O que aprendemos com isso? Entre outras coisas que, se Jesus Cristo estiver presente em nossa vida, ninguém jamais poderá acabar com a nossa "festa" ou impedir que a bênção que Deus para nós seja completa; e que, onde Jesus está, o melhor acontece. Ele transforma tudo para melhor.
[Ele] é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.
Efésios 3.20
Milagres são para aqueles que crêem
O que o tem afligido e feito você perder o sono? É o desemprego, uma enfermidade grave, um problema na sua casa (com seu filho e/ou seu cônjuge)? Não importa! Se Jesus estiver em Sua vida, esse vinho novo, um símbolo do Espírito Santo, em você garantirá um novo sabor à vida dessas pessoas, que terão a oportunidade de conhecer Aquele que tem o poder de operar milagres a seu favor e trazer vida abundante a todos vocês.
Creia que o Senhor o está contemplando e que Ele não é indiferente a você e às suas preocupações. Antes, faça como Maria, conte a Jesus o seu problema. Confie a Ele as suas necessidades, e creia que Ele poderá intervir a qualquer momento a Seu favor, porque Ele o ama e tem o melhor para você.
Isso não quer dizer que, se você entregar sua vida a Cristo, todos os seus problemas serão resolvidos como num passe de mágica. Tampouco é um apelo do tipo: "venha para Jesus, e Ele vai curar todas as suas enfermidades; Ele lhe dará uma casa própria, um carro do ano ou um cônjuge abençoado, e você nunca mais terá tribulações". Esse tipo de discurso não é respaldado pelos ensinamentos de Jesus. Ele foi bem taxativo, quando disse a Seus discípulos:
Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
João 16.33
A principal vitória que Deus nos promete é sobre a nossa natureza carnal, sobre o diabo e os apelos do mundo, que jaz no maligno. Até porque vida cristã não se resume a coisas materiais. Paulo bem observou que, se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (1Coríntios 15.9). A obra de Jesus não consiste apenas em melhorar as condições de nossa vida aqui, na terra. Ela é sobretudo espiritual e visa restaurar da nossa comunhão com Deus e dar-nos uma vida eterna.
Isso também não significa que a obra de Cristo não atinja as esferas da nossa vida material e de nossos relacionamentos. Pelo contrário, a obra dele é completa, até porque não somos espíritos encarnados. Nós temos um corpo físico, uma alma e um espírito totalmente interligados. Se algo vai mal com nossa saúde física, nossa alma se aflige, e vice-versa.
O que Jesus ensinou é que existe uma ordem de prioridades; que o espiritual determina sobre o emocional e o físico, sobre o mundo material. Daí a obra de Cristo começar por nosso espírito e Ele responder:
Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6.25,33
Você acredita na Palavra de Deus? Tem certeza de que o Senhor é bom, de que Ele o ama e cuida de você? Acredita que a presença de Jesus na sua vida já é um indício de que Deus o perdoou e reservou o melhor para você, a despeito das circunstâncias que tem enfrentado?
Você crê que a presença de Jesus na sua vida, no seu lar, pode transformar o seu filho, perdido, em um homem de Deus? Pode reacender o amor do seu cônjuge por você? Pode dar-lhe graça aos olhos da pessoa que fará o seu processo seletivo para ocupar um cargo numa empresa ou abençoar os seus negócios, que estão indo de mal a pior, revertendo essa situação? Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê (Marcos 9.23).
Quando temos a presença de Jesus conosco, Deus nos concede bênçãos melhores do que as que esperamos! Ele não nos abençoa parcialmente ou de maneira mesquinha. Ele tem bênçãos sem medida para nós. Se você ainda não viveu isso, continue orando e prepare-se, pois muitas promessas se cumprirão ainda na sua vida. Você verá os bens do Senhor na terra dos viventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário