quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A PRESENÇA DE JESUS TRAZ ALEGRIA E SATISFAÇÃO À ALMA capitulo 2 silas malafaia

CAPÍTULO 2
A PRESENÇA DE JESUS TRAZ ALEGRIA
E SATISFAÇÃO À ALMA

Você sabia que o coração alegre serve de bom remédio? Salomão escreveu isso em Provérbios I7. 22. Isto é cientificamente comprovado, pois a alegria eleva a nossa autoestima e nos torna mais otimistas e bem dispostos.
A presença de Jesus gera uma alegria sobrenatural, que nos permite um novo olhar a respeito de nós mesmos, das pessoas e das situações que estamos vivendo; uma alegria que gera em nós um novo ânimo para enfrentarmos as lutas e vencermos as adversidades, certos de que não estamos sós; antes, contamos com a presença e a ajuda daquele que nos ama e tem todo o poder para nos fortalecer e interferir nas circunstâncias, favorecendo-nos.
Quer um exemplo bíblico de como a presença de Jesus traz alegria e muda o nosso foco? Atente para a história narrada em Lucas 24.13-32. É sobre dois discípulos que, enquanto caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, conversavam sobre a morte de Jesus. De repente, um estranho apareceu e quis saber a respeito do que eles conversavam.
E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, [...] e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
Lucas 24.19-23
Jesus já estava ressurreto e entrou na conversa sem se dar a conhecer; então, começou a explicar os motivos da Sua morte e confrontou-os:
Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
Lucas 24.25,26
Quando os discípulos chegaram à aldeia de Emaús, Jesus fez menção de que prosseguiria em Sua jornada. Então, eles disseram: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia (Lucas 24.29). Jesus atendeu ao convite, entrou para participar de uma ceia com eles e, no partir do pão, foi logo reconhecido, ao que desapareceu. Então, constataram:
Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?
Lucas 24.32
Os discípulos iam tristes pelo caminho, lamentando-se pela morte do amado Mestre e comentando sobre como os príncipes do povo haviam entregado Jesus para ser crucificado. Porém, quando Ele se aproximou e começou a explicar as Escrituras Sagradas, a Sua presença poderosa fez arder o coração deles.
A presença de Jesus é extraordinária! Ela faz reacender em nosso coração a chama da fé, da esperança, e nos conduz à verdade e a uma revelação da Palavra e da vontade do nosso Deus!
Satisfazendo os anseios da nossa alma
Quem tem Jesus em sua vida — seja velho ou jovem, pobre ou rico, culto ou iletrado; esteja passando por tribulação ou por bonança — tem alegria e prazer de viver e de servir a Deus e ao próximo, porque essa presença gloriosa satisfaz os anseios mais profundos da nossa alma. Por isso, o salmista declarou:
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Salmo 16.11
Davi, um adorador por excelência, em seu cântico de louvor a Deus, em 2 Crônicas 29.12, enfatizou:
Riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo.
Jesus é o Filho do Deus vivo; Aquele que ê, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso (Apocalipse 1.8). Ele veio para nos dar vida, e vida em abundância (João 10.10b). Veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10).
Atente para o convite de Jesus, a fim de que a presença dele se manifeste na sua vida:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Mateus 11.28-30
Não importa como você esteja no momento cm que lê este livro. Pode estar enfermo, enredado pelo pecado, oprimido pelo diabo, sem esperança, lutando com uma situação terrível. Mas, se você atentar para a voz de Cristo, que fala com você no momento em que lê este livro, e sinceramente desejar entregar sua vida ao Senhor, Ele vai aliviar o seu fardo, vai perdoar os seus pecados, dar-lhe paz, uma nova vida e um novo ânimo. A alegria do Espírito Santo será produzida em seu coração, e isto será notório a você e a todos com quem convive.
Essa é a promessa de Jesus em João 10.9: Eu sou a porta [que conduz a Deus, a vida eterna]; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Só Cristo pode fazer isto por você. Ele é o caminho, e a verdade, e a vida. Só Ele pode trazer descanso à alma cansada e alegria à alma entristecida (Jeremias 31.5). Só Ele pode saciar a nossa sede espiritual, fazendo jorrar em nós uma fonte que jorra para a vida eterna.
Esse é o grande diferencial na vida do cristão: a presença de Jesus!
Neste mundo existem milionários e bilionários que vivem tristes, amargurados e deprimidos; que consideram até a possibilidade do suicídio, enquanto aquele que tem comunhão com Jesus, mesmo atravessando desertos e situações terríveis, consegue ter paz, alegria, esperança, fé e graça para atravessar as adversidades! Sabe por quê? Porque só a presença de Deus é capaz de preencher o vazio no coração do homem!
No capítulo seguinte, veremos outra conseqüência da presença de Jesus em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário