quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A PRESENÇA DE JESUS LIBERTA O OPRIMIDO E SOCORRE O AFLITO capitulo 5 (silas malafaia)

CAPÍTULO 5
A PRESENÇA DE JESUS LIBERTA
O OPRIMIDO E SOCORRE O AFLITO

A extraordinária presença de Jesus faz o que ninguém pode fazer. Na Bíblia, são narrados vários episódios em que Jesus chega e opera milagres na vida de pessoas, cujo problema vinha se arrastando h.í .mos sem solução.
Libertando o cativo
Em Mateus 1 7.14-19, é contada a história de um jovem "lunático", que possuído por demônios eu lançado no fogo e na água. O pai do jovem pediu socorro aos discípulos de Jesus, mas estes não puderam expulsar os espíritos imundos. Então, aquele pai aflito, vendo Jesus, lançou-se a Seus pés, pedindo-lhe socorro:
Senhor tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e, muitas vezes, na água; e trouxe-o aos teus discípulos e não puderam curá-lo. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele; e, desde àquela hora, o menino sarou. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Porque não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
Mateus 17.15-21
Existem castas de demônios que não saem facilmente. Nem mesmo o irmão mais consagrado conseguiria repreendê-los, e entre os obstáculos está à falta de fé de outras pessoas. Isto é o que observamos no versículo 17, quando Jesus exorta a multidão, chamando-a de geração incrédula e perversa!
Às vezes, achamos estar cheios de poder e autoridade, mas, na hora "h", falta a sabedoria necessária para resolvermos os nossos problemas. Então, a extraordinária presença de Jesus faz acontecer coisas humanamente impossíveis.
Só Ele pode fazer por nós o que ninguém pode lazer, pois Deus lhe deu todo o poder nos céus e na terra (Mateus 28.18). Jesus tem poder para abrir qualquer porta e operar qualquer milagre!
Atendendo o clamor do aflito
Na Bíblia, são narrados outros dois casos de pessoas que encontraram a solução para seus dramas no Senhor: o da mulher Cananéia e o do cego de Jericó. Essas duas pessoas enfrentavam problemas terríveis, mas creram em Jesus, e receberam 0 esperado milagre.
Nos Evangelhos Sinópticos, vemos a história de uma mulher que tinha uma filha terrivelmente endemoninhada sofrendo com uma casta de demônios que a fazia quebrar tudo e agredir as pessoas, Aquela mar, sabendo da presença de Jesus nos arredores de I iro e Sidom, foi em busca do Senhor, clamando: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada (Mateus 15.21,22).
Imagine a cena descrita nos evangelhos. Visualize os discípulos, irritados com os gritos daquela mulher Cananéia, rogarem ao Mestre que a atendesse ou despedisse logo, e ela, indiferente à oposição, continuar clamando: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada (Lucas 15.22). E o clamor dela não foi em vão. Jesus operou um grande milagre e elogiou a fé que ela demonstrou nele e em Sua misericórdia: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha (Marcos 7.29).
Em Lucas 18.35, vemos a história de um cego de nascença que estava sentado ao caminho, perto de Jericó.

E aconteceu que, chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus, o Nazareno, passava. Então, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Lucas 18.35-38
O cego de Jericó, assim como a mulher Cananéia, enfrentou muita oposição, mas continuou clamando pelo socorro divino: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (Lucas 18.35-38). Ele foi ouvido pelo Senhor, e teve a sua visão restaurada.
Aprendemos com essas histórias um princípio importante relacionado ao clamor: uma pessoa só pede ajuda a quem ela sabe que pode socorrê-la. O filho chama o pai ou a mãe porque sabe que será atendido e terá a solução para o seu problema.
Muitas pessoas não clamam por Jesus porque não crêem que Ele tem poder para resolver o problema delas. Mas, se você crê, busque ao Senhor e comece a clamar pela ajuda dele, pois Jesus sempre socorre o aflito.
Se Ele não lhe responder a princípio, faça como a mulher Cananéia: persevere crendo e fique atento, pois a qualquer momento Ele pode liberar uma palavra, e o seu problema ser resolvido.
Não pare de clamar
Não dê ouvidos a pessoas que não acreditam que Jesus tem poder para responder às suas orações ou que você possa receber um milagre. Quem não tem autoridade ou poder para resolver o nosso problema, também não deve tentar impedir o nosso clamor a Deus, que Indo pode.
Também não se preocupe se estão reclamando de você. Continue clamando e exercitando a sua fé na esperança de que a extraordinária presença de Jesus vai manifestar em sua vida um milagre.
Em nosso meio, há muita gente pretensiosa, que almeja colocar-se no lugar de Deus, fazendo prejulgamentos e semeando dúvidas com palavras pessimistas. Quando essas pessoas percebem algum irmão em Cristo passando por situações de dificuldade, costumam dizer: "não adianta, meu irmão. Também já tive essa mesma experiência, e não consegui obter vitória..”
Não dê ouvidos a cristãos carnais ou fracos na fé nem a gente que não acredita que a extraordinária presença de Jesus assegura socorro ao aflito. Talvez, eles não percebam é que há muitos anos estão servindo de maneira medíocre a Cristo e impedindo outros de conquistarem a sua vitória!
Não dê ouvidos aos que almejam destruir a sua fé e impedir a sua bênção! Continue clamando pela ajuda de Jesus. Diga: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Não pare de clamar, pois com certeza Ele responderá às suas orações e o socorrerá.
Mesmo se você não souber por que está vivendo momentos difíceis, procure entender os propósitos de Deus para a sua vida e ouvir a voz do Espírito Santo falando ao seu coração e incentivando-o a continuar clamando. No momento certo, você verá que a extraordinária presença de Jesus se manifestará, trazendo a resposta e o socorro necessário!

2 comentários: