quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A PRESENÇA DE JESUS OPERA MUDANÇA DE CARÁTER capitulo 6(silas malafaia)

CAPÍTULO 6
A PRESENÇA DE JESUS OPERA
MUDANÇA DE CARÁTER

A extraordinária presença de Jesus em nossa vida, em nosso coração, também assegura outra coisa importantíssima para a nossa saúde espiritual e o nosso crescimento em todas as áreas: a mudança do nosso caráter; a transformação do velho homem, corrompido pelo pecado, em uma nova criatura, à imagem e semelhança de Deus.
Das trevas para a luz
E impossível que a impactante presença de Jesus não acarrete uma mudança de atitudes e de comportamento ao ser humano. Atente para o episódio narrado em Marcos 5.1-15.
Após enfrentar uma grande tempestade, Jesus e os discípulos foram para a província dos gadarenos.
Ao aportarem, um homem endemoninhado, que morava entre os sepulcros, era mantido preso com grilhões e feria-se com pedras, foi ao encontro deles e, prostrando-se diante de Jesus, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes (Marcos 5.7). Jesus expulsou a legião de demônios que atormentavam aquele homem e impediam-no de ter uma vida normal.
Então, liberto, o homem, em perfeito juízo, ficou tão maravilhado em conhecer Jesus e estar na presença dele que desejou seguir com o Mestre para onde este fosse, mas, como os planos do Senhor eram que aquele homem servisse de testemunho para sua família e seus vizinhos, Ele disse: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti (Marcos 5.19).
E você? Acha difícil que um ente querido seu, preso pelas drogas ou por espíritos malignos, seja liberto por Jesus e tenha uma nova vida, para a glória de Deus? Então, lembre-se do que o Senhor disse em Mateus 19.26: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Da injustiça para a retidão
Em Lucas 19, vemos outra história que ilustra bem uma mudança para melhor operada por Jesus no caráter de um homem: a de Zaqueu. Ele era chefe dos publicanos, e provavelmente há algum tempo vinha ouvindo falar sobre Jesus e Sua mensagem. Um dia, passando Jesus por Jericó, Zaqueu, para conseguir ver o Mestre, subiu em uma árvore. Quando Jesus o viu, disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa (Lucas 19.5).
Zaqueu ficou tão feliz com a extraordinária presença de Jesus em sua casa que decidiu mudar de vida, dando aos pobres metade dos seus bens e restituindo quadruplicadamente a quem ele tinha defraudado em impostos (Lucas 19.8). Jesus, vendo a fé prática de Zaqueu, declarou: Hoje veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão (Lucas 19.9).
Para os religiosos, um homem santo como Jesus entrar na casa de um pecador era algo absurdo, mas Jesus advertiu-os: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10).
Nem legalismo nem liberalismo
Precisamos ter cuidado para não seguir o extremo do radicalismo ou o do liberalismo. Devemos agir como cristãos espiritualmente maduros, sabendo distinguir a doutrina bíblica dos costumes e dogmas denominacionais.
Jamais devemos agir como legalistas, que querem impor às pessoas normas mais pesadas do que os mandamentos divinos, como faziam os fariseus da época de Jesus. Os legalistas pensam que podem dar uma "ajudinha" a Deus, e acabam fazendo o povo seguir pelo caminho da pseudo santidade, da religiosidade externa, vazia; meramente ritual.
Deus não precisa da ajuda de homem ou de religião para nos santificar. Somos santificados pela Palavra e pela oração, e não por meio de práticas religiosas, como observou o apóstolo Paulo em 1 Timóteo 4.4,5:
Porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.
Por outro lado, há pessoas que, seguindo pelo extremo do liberalismo, costumam justificar as suas práticas pecaminosas ou encobrir o pecado de alguém na igreja, dizendo: "não se preocupe, pois entendemos perfeitamente esta fase da sua vida. Afinal de contas, você está sob efeito dos hormônios da juventude; por isto, está fornicando com o namorado. É só pedir perdão a Deus, que Ele perdoa../'; ou: "por enquanto, pode manter seu relacionamento com essas três mulheres, porque, no tempo certo, Deus lhe dará forças para terminar com duas, e ficar somente com uma!"
É com base nessas filosofias mundanas que alguns que se dizem pastores, para não perder certas ovelhas, em vez de falarem a verdade, como ela é anunciada na Bíblia, e aplicarem a disciplina, põem "panos quentes" em situações inaceitáveis, e acabam, mesmo sem querer, incentivando o pecador a continuar vivendo na devassidão!
Dizendo não ao pecado
E por isso que hoje em dia vemos pessoas que se dizem cristãs e que até são batizadas e freqüentam igrejas evangélicas vivendo de modo libertino e contrário à Lei de Deus. Elas costumam praticar pecados como a fornicação, o adultério, a mentira. Compram CDs e DVDs piratas. Passam cheques sem fundos. Depois, elas têm a cara-de-pau de dar aleluia e glória a Deus nos cultos em sua igreja, como se de fato estimassem a presença de Jesus. Contudo, continuam vivendo de maneira errada como se nunca o tivessem conhecido e se submetido ao senhorio dele.
Em Mateus 6.24, Jesus foi bem enfático: Ninguém pode servir a dois senhores. Não dá para dizer que Jesus é o Senhor da nossa vida e continuar sendo escravo do pecado. Isso porque quando de fato entregamos a nossa vida ao Senhor, Ele nos liberta para uma vida nova, de santidade, amor, verdade. Ele nos liberta para que nos mantenhamos livres, e não para que tornemos a ficar subjugado ao pecado e ao diabo.
A Palavra de Deus nos exorta a não nos conformar com este mundo, mas a mudar pela renovação do nosso entendimento (Romanos 12.2), a fazer morrer a nossa natureza carnal (Colossenses 3.5) e a guardar-nos da fornicação e outros pecados relacionados à prostituição (Atos 15.29).
Paulo foi bem claro:
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
1 Coríntios 6.15,16
Pessoas que praticam a fornicação e o adultério estão vivendo na prostituição. Elas talvez não saibam, mas estão destruindo o templo de Deus, afastando a presença do Senhor, que é santo, e poderão ser duramente julgadas por seus atos (leia 1 Coríntios 6.18).
Quem tem ou deseja desfrutar a extraordinária presença de Jesus deve demonstrar por meio de suas atitudes uma vida transformada. Em vez de dar lugar ao pecado, deve valorizar a santidade em todos os aspectos da sua vida.
A extraordinária presença de Jesus, por meio do Espírito Santo em nossa vida, transforma completamente o nosso ser, sara as nossas emoções doentias, muda o nosso caráter e faz-nos agir de forma diferente diante das mais diversas situações. Foi por isto que o apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 5.17, afirmou que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. A pessoa transformada pelo evangelho deve andar como Jesus andou e rejeitar o estilo de vida e os hábitos mundanos.
No próximo capítulo, vamos analisar o que é necessário para obtermos a vida eterna com Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário