quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

UM NOVO CORAÇÃO capitulo 5 (silas malafaia) adquira os livros!!

direitos autorais e digitação editora central gospel


CAPÍTULO 5
UM NOVO CORAÇÃO
Aprendemos até aqui que o coração é a fonte dos pensamentos, da vontade e dos sentimentos. Vimos que todas as nossas palavras e atitudes procedem do interior do homem, inclusive a iniqüidade, e que dependendo do nosso estado emocional podemos reagir de forma diversa diante da dificuldade, sabendo que um coração impuro corrompe nossos pensamentos.
Quando Jesus disse: o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem (Mateus 15.18), Ele queria mostrar-nos a importância de um novo coração, transformado, regenerado, cheio do amor de Cristo; um amor que governa nossa vida e une todas as virtudes espirituais de modo a haver equilíbrio, crescimento e maturidade espiritual.
Deus não deseja ver seus filhos caindo nas armadilhas do inimigo, sustentando sentimentos per¬versos e sofrendo com decisões errôneas. Ele anseia que todas as virtudes atribuídas ao fruto do Espírito — conforme mencionei no capítulo 3 — possam direcionar-nos pelo caminho reto, de constante aprendizado, que segue rumo ao lar celestial.
Tendo em vista a magnitude do amor que o Senhor deseja que todos nós experimentemos, é hora de render-nos diante do altar de Deus. Dei¬xemos os preceitos e valores terrenos de lado, e permitamos que o Todo-poderoso nos leve a um patamar mais alto, onde poderemos provar do melhor desta terra.
Para que possamos desfrutar experiências grandiosas na presença do Senhor, precisamos atentar para as coisas que vemos e pensamos, pois é isto que determina o que sentimos e almejamos, que define a nossa natureza humana.

O que você tem visto?
Agradar a Deus deve ser a prioridade do cristão fiel. Dentre tantas recomendações que a Bíblia nos apresenta para termos uma vida íntegra e agradável aos olhos do Senhor, o salmista des¬tacou um propósito muito importante: Não porei coisa má diante dos meus olhos (Salmo 101.3).
Nos dias de hoje, o ímpio se regozija nos ape¬los visuais da imoralidade, pornografia, violência e brutalidade. As pessoas não se importam de contem¬plar iniqüidade na televisão, no cinema, no livro, na revista, na rua, na faculdade ou em meio aos amigos. Pelo contrário, é uma grande satisfação para os seus desejos pervertidos.
Tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo (1 João 2.16). Então, não se deixe impressionar pelos maus exemplos nem tente imitá-los. Isto pode gerar diversas enfermidades espirituais e emocionais que fragilizariam sua fé e seu ânimo de superar as adversidades e de conquistar os seus sonhos.
Ademais, o Salmo 101.3, escrito por Davi, não só ressalta o problema de contemplar as coisas indignas, como também destaca a gravidade de ter alvos desprezíveis e de procurar alcançá-los. O cristão, no entanto, precisa ter os melhores objetivos possíveis, pois é sua perspectiva de vida que determina os resultados. E, com o mesmo empenho, deve recorrer aos melhores métodos para conquistá-los.
Os olhos do Senhor estão à procura de servos fiéis, de verdadeiros adoradores, daqueles que sinceramente sentem prazer em estar na presença dele e que desejam viver eternamente ao lado do Pai. Falta agora saber o que os seus olhos procuram no dia-a-dia. Tentações, maldade, pecado? Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo (Marcos 13.33).
Ninguém sabe o dia e a hora em que Jesus voltará para buscar sua Igreja, os fiéis que permanecerem na fé em Cristo. Entretanto, os sinais de Sua vinda estão irradiando diante dos nossos olhos: a evolução da ciência, as guerras, a fúria da natureza, os desentendimentos, en¬fim, diversos fatores que geram adversidades (Daniel 12.1-4).
Temos, portanto, boas razões para buscar consolo e poder naquele que é todo-poderoso, para que estejamos preparados para enfrentar os maus dias, superar as crises, fugir das tentações e perseverar até o Grande Dia. Façamos como o salmista:

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Salmo 121.1-8

O que você tem ouvido?
Foi pela palavra que Deus criou a terra, e é pela mesma palavra que Ele governa o mundo e cumpre os seus propósitos e as suas pro¬messas. Aqui está o ponto-chave para uma vida de vitória: atente para a voz do Senhor. Deste modo, você não viverá pela aparência nem se apegará a superstições humanas. Muito menos, dará atenção a obscenidades, deboche, ironias, calúnias, fofocas, imoralidades e brincadeiras com coisas santas.
Ciente desta importância, Moisés exortou os israelitas que foram libertos da escravidão do Egito e estavam caminhando pelo deserto rumo à Terra Prometida: ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei [Sagradas Escrituras] (Deuteronômio 31.12).
Sendo assim, o povo poderia alimentar-se da palavra viva, da verdade divina, para prosseguir como soldado, tendo o Senhor dos exércitos à frente, vencendo barreiras, transpondo muralhas e derrotando o inimigo. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio (Salmo 46.11).
Esta é a verdade que estou reafirmando ao lon¬go do livro. A luta não é nossa, mas sim, do Todo-poderoso. Claro que é preciso agir. Não adianta ficar parado esperando um milagre ou tentar fugir das tribulações, pois elas o perseguirão. Então, re¬conheça a origem do problema; veja que recursos têm à sua disposição para lidar com aquela situa¬ção; entenda que esta experiência serve de grande lição de vida para você e sua família; entregue sua dificuldade, fraqueza e preocupação em oração ao Senhor; e lembre-se de que pessimismo, murmu¬ração e preguiça só retardam a sua vitória.
Não só isso, mas, sobretudo, tenha uma fir¬me comunhão com Deus, dê prioridade às coisas celestiais e obedeça aos mandamentos do Senhor. Assim, o Espírito Santo terá liberdade de habitar em seu coração e fazer frutificar as virtudes espirituais necessárias para agir com sabedoria e sob a direção divina. Ninguém melhor do que Deus para intervir nas nossas causas e garantir-nos a vitória.
Para finalizar, não se esqueça de que negligen¬ciar no cuidado com o coração o desviará de um caminho seguro, podendo cair sobre várias arma¬dilhas. Em contrapartida, guardar o coração com todo o zelo, levará você por caminhos aplainados pela graça e bondade do Pai. E esta é a sabedoria que o Senhor deseja que você empregue na sua vida. Permita que a glória de Deus repouse sobre você, quebrante-se diante do Senhor e faça esta oração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário