quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Católico fundamentalista que matou 77 pessoas na Noruega é considerado insano por psiquiatras

O atirador norueguês Anders Behring Breivik, terrorista confesso, foi declarado insano por médicos psiquiatras que fizeram uma avaliação de sua condição mental a pedido da Justiça da Noruega.
Antes dos ataques, Anders divulgou um manifesto explicando os motivos que para ele, justificavam a ação. Ele afirmou ser membro de uma organização fundamentalista católica, chamada “Novos Pobres Cavaleiros de Cristo”, inspirada nos antigos Cavaleiros Templários.
Segundo o promotor Svein Holden, Anders “vive em seu próprio universo ilusório e seus pensamentos e atos são governados por esse universo”. O promotor afirma ainda que no dia 22 de Julho, quando Anders matou 77 pessoas, ele estava em uma situação mental que teria alterado sua capacidade de raciocínio, e vivendo a realidade desse “universo particular”, segundo informações do G1.
Inga Bejer Engh, uma outra promotora que trabalha no caso, afirmou que “se a conclusão final estabelecer que ele era irresponsável, ao término do processo solicitaremos ao tribunal que receba um tratamento mental obrigatório”. Inga acrescentou que esse tratamento pode ser “perpétuo”.
O relatório produzido pelos psiquiatras traz em 240 páginas detalhes dos treze encontros que tiveram com Anders, e será analisado pela comissão médico-forense, antes da decisão do Tribunal. Segundo a Folha de S. Paulo, o julgamento está marcado para o dia 16 de Abril de 2012 e tem previsão de durar dez semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário