terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Durante conferência um lider cristão norte-americano afirmou que “pastores esquecem que são humanos”

O pastor da igreja americana New Hope Christian Fellowship, Wayne Cordeiro, disse durante um encontro de líderes da igreja que pastores também podem sofres estresse: “Não importa se você está em uma igreja pequena ou grande, pode acontecer a qualquer um”, disse ele na conferência que foi transmitida para mais de 60 locais em todo o EUA.
Autor do livro “Leading on Empty” (“Liderando com empatia” em tradução livre), Cordeiro afirmou que o assunto é um tabu entre lideranças cristãs e contou que quando começou a se sentir estressado, ele não admitiu e tentou continuar.
“Eu sentia como Schindler. Eu poderia ter salvado mais um casamento. Eu poderia ter levado mais uma pessoa a Cristo”, disse ele revelando como se sentia em relação ao seu ministério.
Segundo o The Christian Post Cordeiro conta que percebeu que estava errado ao pensar que podia fazer tudo o que ele sentia que tinha capacidade, se não fosse realmente o que Deus queria que fizesse. e ressaltou que no ministério muitas vezes “não se pode parar o trem”. “Você pensa que é ‘Superman’ no início, acha que é à prova de balas. Não se esqueçam de que somos pastores, não podemos esquecer que somos humanos”, completou.
James MacDonald, mediador do evento e pastor da Harvest Bible Chapel, também falou das experiências que passou quando experimentou períodos de estresse em seu ministério: “O Senhor me deu algumas ideias espirituais. Eu tinha negligenciado a minha alma. Eu tinha negligenciado a minha caminhada com o Senhor”, contou.
Crawford Loritts é pastor a mais de 40 anos e falou da importância de períodos longe do ministério como uma forma de evitar o estresse, e apontou como raiz do problema a forma que as igrejas têm formado seus líderes atualmente.
“Todos se concentram em conferências sobre desenvolvimento de liderança, quando temos de nos concentrar mais tempo no desenvolvimento de líderes. Minha identidade não é o meu ministério. Dirigentes mais jovens começam em uma esteira de desempenho, quando a verdade da questão é, Deus soprou sobre todos nós”, disse Loritts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário