sexta-feira, 6 de julho de 2012

Candidato a Prefeitura de Vitória é acusado de usar, sem autorização, imagens de evangélicos em sua campanha. Assista

Um vídeo publicado como material de campanha de um candidato à Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, causou indignação entre membros de uma igreja evangélica da cidade. O psicanalista Edson Ribeiro (PSDC) gravou uma série de depoimentos com membros da igreja, incluindo o pastor, e esse material está sendo usado em sua campanha sem autorização das pessoas que foram filmadas.
O vídeo, feito durante um culto de domingo na Igreja Batista da Praia do Canto, tem sete minutos de gravação, e mostra Ribeiro abraçando membros da igreja e perguntando: “O que você acha de Edson Ribeiro?”.
A descrição do vídeo no YouTube traz ainda o seguinte texto: “O objetivo era mostrar os amigos a riqueza cultura da Igreja do pastor Usiel Carneiro. A política é um dom de Deus que o mal contaminou com o pecado da corrupção. Nós evangélicos temos o dever de ajudar a sociedade a devolver a Deus esse Dom que lhe pertence e está corrompido na Capital do Espírito Santo”.
Líderes e membros da igreja se manifestaram contra a atitude do candidato. Em uma nota oficial, representantes da igreja afirmaram não ter concordado com as gravações realizadas em seu templo, e utilizando a imagem de fiéis da denominação.
- A Diretoria da Igreja Batista da Praia do Canto lamenta profundamente que um culto realizado para louvor e glorificação de Deus tenha sido usado pelo senhor Edson Ribeiro para se autopromover. Não endossamos esse comportamento – destaca parte da nota publicada pela igreja, após uma reunião de seus líderes, que repudiaram a atitude de Ribeiro.
- O Edson fez as filmagens sem informar as verdadeiras intenções e as está usando para se promover politicamente. A imagem em que apareço foi uma atitude educada, e não uma demonstração de intimidade. Não o recomendo como político – comentou o pastor Uziel Carneiro.
- Ele usou nossas imagens para fazer palanque. Ele só aparece na igreja de vez em quando, e, quando vai, apronta. É vergonhoso o que foi feito. Estou indignada – protestou a dentista Fernanda Nunes, que canta no coral da igreja, e aparece ao fundo da gravação, durante uma apresentação musical.
De acordo com o jornal A Gazeta, quando questionado sobre a divulgação dos vídeos como campanha eleitoral no canal oficial de seu partido, Edson Ribeiro afirmou que as gravações foram feitas com intuito pessoal, e alegou que pessoas do partido o acompanham em todo lugar, e publicam até vídeos dele cozinhando.
- Vídeo? Que vídeo? Nem sei se isso foi colocado no YouTube. Só gravo para saber a opinião dos meus amigos; é algo particular – se defendeu o político.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que, se as pessoas que aparecem no vídeo se sentirem lesadas podem denunciar o material por meio do site tre-es.jus.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário