quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Judeus ultra-ortodoxos criam “óculos anti-pecado”, que os impede de olhar para mulheres “sem recato”

Uma organização de judeus ultra-ortodoxos em Israel, o “Committee for Purity in the Camp” oferece uma série de dispositivos para ajudar os homens a diminuir seu campo de visão, e assim os auxiliar a “evitar o pecado”. Entre esses produtos está os “óculos anti-pecado”, que borra a visão dos homens para que não consigam ver as mulheres que estão vestidas “sem recato”.
Os óculos, vendidos pelo equivalente a 32 euros (R$ 80), são cobertos por um adesivo que desfoca as imagens. Fazendo com quem os utiliza consiga ver claramente o que está a poucos metros, mas fazendo com que seja quase impossível se perceber o que está a alguns metros, incluindo as mulheres.
Na interpretação da lei judaica feira por esses religiosos, é proibido o contato entre homens e mulheres que não são casados.
Conhecidos por sua rigidez ao seguir a Torá, os ultra-ortodoxos se esforçam para manter seu estilo de vida. Entre seus costumes, eles pedem que seus seguidores evitem estar no mesmo espaço com as mulheres que não sejam de sua família, e em seus bairros existe separação nos ônibus, calçadas e outros espaços públicos.
A organização oferece também lenços de cabeça que se estendem sobre os olhos para proteção adicional contra a concupiscência, e um dispositivo para ser usado em aviões que, além de impedir o contato visual com mulheres, impede que os religiosos assistam aos filmes exibidos a bordo.
De acordo com o News Yahoo, em regiões nas quais os ortodoxos são maioria é comum encontrar-se placas e sinais exortando as mulheres a usarem gola alta, blusas de mangas compridas e saias longas. Há, inclusive, um histórico de agressões de extremistas contra as mulheres que eles acreditam ter desrespeitado o código.

Nenhum comentário:

Postar um comentário