segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Atores de peça com “Jesus gay” são processados por blasfêmia na Grécia

Os atores o produtor e o diretor de uma peça de teatro norte-americana montada na Grécia que retrata Jesus Cristo e seus apóstolos como homossexuais estão sendo processados por blasfêmia, segundo informaram as autoridades judiciárias locais no final da última semana.
A peça, intitulada “Corpus Christi”, foi encenada em Atenas por uma companhia dirigida pelo diretor greco-albanês Laertis Vasiliou durante três semanas, e foi denunciada ao judiciário do país pelo bispo Seraphim de Piraeus. As acusações coram de “insultar a religião” e de “blasfêmia maliciosa”.
A Grécia é um Estado confessional no qual a Igreja Ortodoxa tem um papel preeminente segundo a Constituição e o Código Penal grego castiga com até dois anos de prisão “qualquer ofensa mal-intencionada a Deus” e “qualquer ofensa à Igreja Ortodoxa de Cristo ou outra religião tolerada” no país.
A produção foi cancelada após semanas de protestos quase diários na frente do teatro feitos por padres e grupos de direita, incluindo deputados do partido ultranacionalista Golden Dawn. Se condenados, os envolvidos na produção da peça podem pegar até dois anos de prisão.
Segundo a agência Reuters o diretor da peça afirmou estar impressionado com o fato de que os promotores “escolheram persegui-lo em vez de ir atrás dos sonegadores de impostos e outros acusados por levar a Grécia à beira da falência”.
- O que eu vejo é que há pessoas que roubaram os cegos do país que não estão na cadeia e o promotor volta-se contra a arte – disse Laertis Vasiliou.
A data do julgamento ainda não foi definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário