sábado, 14 de julho de 2012

Pastor causa polêmica ao afirmar que “oração de conversão” é supersticiosa e antibíblica

Um vídeo publicado por um jovem pastor norte-americano tem causado polêmica entre os líderes evangélicos. O pastor David Platt, líder de uma igreja batista em Birmingham, no Alabama, vem sofrendo duras críticas por afirmar no vídeo que a “oração de conversão”, comum em quase todas as igrejas protestantes, é supersticiosa e não tem respaldo bíblico.
De acordo com Platt, de 33 anos, repetir uma oração “aceitando Jesus” não torna a pessoa cristã. Ele diz ainda, durante a Conferência Verge, no Texas, que “não existe tal oração supersticiosa no Novo Testamento”.
- Não deveria nos preocupar sabermos que a Bíblia nunca usa as frases “aceite Jesus em seu coração” ou “convide Cristo em sua vida”? – questionou o pastor, Que disse ainda que acreditar nessa oração como verdadeira pode destruir milhões de almas.
- Estou convencido de que muitas pessoas em nossas igrejas estão simplesmente perdendo o sentido da vida cristã e que muito disso tem a ver com o que nós lhes vendemos como o Evangelho. Ou seja, esta oração, “aceite Jesus em seu coração, convide Cristo em sua vida” está construída sobre areia movediça e corre o risco de desiludir milhões de almas.
O vídeo foi publicado no início de abril, mas tem ainda rendido duras críticas a Platt. Muitos líderes evangélicos contestam suas afirmações, inclusive lideranças da Convenção Batista do Sul, a qual ele pertence. Segundo Platt, muitos afirmam que ele está tentando impor o calvinismo sobre os batistas.
- Meus comentários sobre a ‘oração do pecador’ foram motivados por uma grande preocupação com a conversão autêntica e a regeneração dos membros da igreja – se defendeu o pastor.
Apesar das diversas críticas, o presidente do Seminário Teológico Batista do Sul dos Estados Unidos, Danny Akin, defendeu a posição de David Platt. Ele disse que apesar de não ser contra a prática de tal oração, compartilha com jovem pastor as apresentações simplórias do evangelho e falsas conversões.
- Eu quero que todos saibam que fiz todos os meus filhos repetirem a ‘oração do pecador’ como uma forma de expressar a obra que Deus fez em seus corações e de como eles se arrependeram de seus pecados e passaram a confiar em Cristo como seu salvador – reiterou Akin, que diz que a oração não é a única coisa necessária para a salvação, mas que ele pode funcionar como uma marca do começo de uma vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário